21 março 2008

Quando o Céu desce à Terra

Quando o Céu desce à Terra paira no ar uma espécie de música celestial. Acontece muito por estes dias, ou seja, durante a Quadra Natalícia. Foi o que aconteceu ao décimo terceiro dia do mês de Janeiro, no auditório municipal de Vila Nova de Gaia. Responsáveis: o “Quarteto de Clarinetes – ÉBANO”. Música celestial tocada divinalmente por quem tem engenho e arte para o fazer. E o Quarteto de Clarinetes ÉBANO, demonstrou que o tem. Por ser um quarteto de anjinhos?!... Não! Claro que não!... Aliás, era notório pela sua indumentária, cor de ébano, que se eram anjos, tinham sua alma vestida do avesso. Eles tocaram divinalmente apenas porque são quatro músicos de excelente qualidade e grande profissionalismo. Seus nomes: Alberto Bastos, Marta Oliveira, Manuel Moura e José Moura. Nomes a reter para os ouvir tocar num próximo futuro. Quem tem o condão de tocar música assim, tem um dom que os coloca num patamar acima de qualquer comum dos mortais. Invejo-os por esse dom sobrenatural. Mas também lhes dou os meus parabéns por saberem aproveitá-lo de forma superior.
Apesar de muito jovem (este quarteto tem apenas três anos de vida e seus elementos rondam, em média, a faixa etária dos 26 anos de idade) pois como ia dizendo, apesar de muito jovem este quarteto mostra muita segurança, determinação e maturidade. Enfim, vão ser um caso sério no panorama da nossa música. Aliás, eles já o são. Por isso há que mantê-los debaixo d´olho e, sobretudo, debaixo d´ouvido.
Após alguns momentos de aquecimento começaram a actuar, e tão certinho o fizeram que desde o primeiro acorde emocionaram quem os ouviu. Interpretaram “ad libitum” (onde não faltou um agitato, com sapateado e tudo) composições de B. Ulman, Y. Desportes, G. Rossini, V. Monti, G. Gershwin, E. Garner, T. Thompson, S. Joplin e W. Krell.
No final, não se livraram dum bis. E lá voltaram eles ao princípio. A Arte, meus amigos, é mesmo assim: algo que começa sempre no continuar.
E se cor é vida, música é vida, luz é vida… vocês, meus caros, podem-se fazer à vida porque estão no bom caminho!
P.S. – Aguardamos ansiosamente o lançamento do vosso primeiro C.D.
Manuel Maia
14 de Janeiro de 2007